ABCD Maior - 20/04/2010
Por: Camila Galvez (camila@abcdmaior.com.br)
Tempo seco prejudica dispersão de poluentes e aumenta risco de problemas respiratórios
A falta de chuvas na Região prejudicou a dispersão dos poluentes e,consequentemente, a qualidade do ar. Em todos os pontos monitorados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no ABCD nesta terça-feira (20/04), o índice foi apontado como regular.
De acordo com a Cetesb, a previsão é que as condições climáticas continuem
desfavoráveis à dispersão dos poluentes dióxido de enxofre, partículas inaláveis, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio. O motivo é a falta de chuvas em toda a Região Metropolitana de São Paulo.
Quando a qualidade do ar está regular, pessoas com doenças respiratórias podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço,ardência nos olhos, boca e nariz. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar e, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. O cuidado essencial, neste caso, é incentivar a ingestão de
bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
A Secretaria também indica manter a higiene doméstica, estimular o consumo de alimentos frescos, dormir em local arejado e umedecido, evitar banhos com água muito quente e usar sempre cremes hidratantes.
Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, deve-se usar soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário