terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais uma do DEPAV, dá para engolir...

Se não bastasse as degradantes e destruidoras mudanças de paisagismo iniciadas no começo da gestão do Dr.Aidan, o abandono dos parques e áreas verdes, como é o caso do Parque Central, o Parque Guaraciaba e a Chácara da Baronesa, a gradativa e constante destruição da arborização urbana de Santo André, agora o DEPAV(Departamento de Podas e Agressão ao Verde)pratica outra barbaridade ambiental, pois além de utilizar o Parque Guaraciaba para triturar as árvores retiradas de várias áreas da cidade, também está queimando com frequência as sobras destas árvores, desrespeitando as suas Áreas de Preservação Permanente.
Quem será responsabilizado por tamanha irresponsabilidade, para não falar em crime?
Os bombeiros que poderiam estar atendendo outras ocorrências, prestando seu importante serviço a sociedade, tiveram que comparecer ao Parque Guaraciaba para combater um incêndio provocado direta ou indiretamente por quem exatamente deveria cuidar das nossas áreas verdes.
Somos solidários a nossa amiga Ivone Arruda de Carvalho, que luta há vários anos pela preservação desta importante área verde e também denunciamos mais este absurdo praticado pela Prefeitura Municipal de Santo André.




Amigos e amigas,
Na noite de ontem o próprio DEPAV órgão responsável pelos Parques da cidade, colocou fogo nos troncos de arvores que eles estão triturando em torno da Lagoa do Parque Guaraciaba, e pior o bombeiro para chegar ao local para atender nossas denuncias, teve que pular o muro para entrar.
Ocorrência do Bombeiro nº521
Denuncia do fato foi feita á Defesa Civil nº 0134861 às 19 horas da noite, sequer estiveram no local para abrir o portão.
Se levarmos em conta que ontem foi o pior dia para região metropolitana e que nos estávamos com uma qualidade péssima do ar, os moradores do entorno do Parque foram agraciados com um cheiro insuportável durante toda a noite toda e até agora pela fumaça que sai do local.
Alguém merece um órgão como o DEPAV na cidade de Santo André.
Denuncie, põe a boca no trombone, ligue para seu vereador na Câmara, para ver o que ele pode fazer para que o Parque Guaraciaba e sua Lagoa tenha o devido respeito como APA.
Agir ambientalmente corretamente e tomar atitude na hora certa em defesa do meio ambiente são um dever de todos munícipes.
Estou mandando anexo que mandei para o Semasa.
Ivone Arruda de Carvalho
Vice Presidente do MDV
Ao Senhor Superintendente do,
Semasa – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André
Ilmo. Sr. Ângelo Luiz Pavin
Venho através desta, denunciar o incêndio provocado pelo DEPAV, na noite de ontem dentro do Parque Guaraciaba, no local onde é feita a trituração de árvores, que legalmente já é proibido por Leis Ambientais nesse local.
A queixa chegou a mim, por diversos moradores, á 18:00 minutos do dia 23 de agosto de 2010, liguei para os bombeiros ocorrência - n. 521 e para Defesa Civil- n 0134861.
Os bombeiros me informaram depois, que grandes troncos de árvores estavam sendo queimados, e grandes valas foram feitas no entorno para impedir o fogo de andar. Perguntei ao bombeiro se em área como essa do Parque Guaraciaba onde há vegetação, poderia estar tendo aquela atividade. Resposta não, a não ser que estivesse sendo acompanhada pelo órgão de meio ambiente responsável .
Resultado os moradores do entorno estão até agora de manhã agüentando um cheiro forte da queima, o fogo está apagando agora de manhã, e se caso tivesse ventado a noite poderia ter se alastrar para a mata.
Pior de tudo isso, foi ter eu comunicado a Defesa Civil, e esta nada fez, pelo menos poderia ter comunicado a Prefeitura para que abrisse os portões para o Bombeiro entrar, pois tiveram que pular o muro para chegar no local.
Que adianta fechar o acesso ao Parque para população local, que toma conta da área mesmo de fora, e deixar tais funcionários irresponsáveis colocar fogo lá.
Peço como Conselheira do COMUGESAN medidas urgentes de averiguação a quem deve ser responsabilizado por tal agressão no local, e que medidas efetivas poderão a partir de agora serem feitas em proteção a Lagoa e seu entorno, já que é considerada área de preservação.
Estou mandando esse oficio para tomar ciência ao Vereador Almir Cicote e ao Vereador Thiago Nogueira, da Câmara Municipal de Santo André, para que possam ler em plenária, para que os demais vereadores a ocorrência, e como esta sendo tratado o Parque Guaraciaba, pelo DEPAV, órgão que no momento atual é responsável, em cuidar do bem estar do local.
Ivone Arruda de Carvalho
Vice Presidente do MDV
Conselheira Titular
Do COMUGESAN

Nenhum comentário: