quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Carta ao Diretor do DEPAV

Santo André,22 de Agosto de 2007



Ao Departamento de Parques e Áreas Verdes da Cidade de Santo André;
Ao Sr.Diretor Ricardo Kondratovich;

Carta elaborada pela Associação dos Amigos do Parque Central, no intuito de discutir e participar do gerenciamento do Parque. Ela possui três pontos específicos;

1º- Aspecto Ambiental

Na reunião do dia 17/04/2007 entre integrantes da administração pública e uma comissão de associados, onde foi entregue e protocolado abaixo assinado, que em um de seus pontos demonstra a vontade da maioria dos usuários do parque, no que diz respeito ao aumento da arborização.
É neste sentido que reivindicamos o plantio de árvores diversas como a própria mata atlântica com suas 600 espécies. Tal formação se fará intercalando árvores pioneiras[rústicas e de rápido crescimento] e clímax[as grandes árvores]. As pioneiras farão sombra para as clímax, que precisam disso quando pequenas. Todos os estudos dizem que quanto mais espécies de árvores mais espécies de pássaros.
A)As mudas devem ter boa formação. Significa que o tronco tem que ser mais grosso embaixo. Não podem as mudas ter 2 metros e o tronco com a mesma finura em toda a extensão, pois neste caso elas entortam, soltam inúmeras brotações e uma significativa quantidade morre. O correto é fazer as covas como no café, laranja, com 60x60x60 adubada.
A Associação é voluntária para ajudar no plantio e nos cuidados com as mudas.
B)Reconstruir as áreas brejosas.Elas servem para abrigo e nidificação de pássaros e para tornar as águas mais puras. As águas não podem correr em valas como agora, elas devem percorrer o meio das plantas. Atualmente a vegetação do local está sendo retirada, impedindo assim a nidificação.
O Pq. Escola fez simpósio algum tempo atrás, onde os profissionais afirmaram os benefícios em utilizar plantas como a taboa, aguapé e outras na purificação das águas. O setor de agricultura orgânica usa a técnica na recuperação hídrica.
Para melhorar a purificação das águas pode-se fazer uma divisão na área onde as plantas purificadoras à medida que crescem são retiradas e usadas como adubo.
C)Desassorear os lagos que já estão prejudicados. Quanto menos água para dissolver o poluente pior. Menos água, menos área para os peixes viverem. Menos água, mais temperatura em dias quentes e menos oxigênio.
Os lagos devem ter vegetação em suas margens.Serve para abrigar alevinos e para a procriação dos peixes.Evita erosão.
D)O assoreamento é causado principalmente pela pista de cooper que "canaliza" as enxurradas em dia de chuva, levando pedrisco, terra e serragem para os lagos. Tais pistas devem ter a cada 50-80 metros áreas onde essa enxurrada seja desviada para as áreas laterais. É assim que se faz nas estradas vicinais.
E)Toda a matéria orgânica deve ficar no parque, de preferência no local onde foi cortada ou podada. Matéria orgânica é solo. Jogar fora é jogar o solo fora.
Pode ser feita a compostagem e utilizá-la onde o solo é mais pobre.


F)Em algumas áreas do parque não deveria ser retirado o capim colonião, pois serve de alimento para pássaros como o Coleirinha, o Tiziu e o Bico de lacre, eles praticamente deixaram de habitar o local. O capim colonião, além de alimento serve para a nidificação dessas espécies. Também o picão alimenta pintassilgos, aliás, seu único alimento natural.
G)Ter respeito ao dinheiro do contribuinte ao replantar árvores retiradas de outro local. Ficam caras, feias e tem seu desenvolvimento natural profundamente prejudicado, pois antes são drasticamente podadas.
H)A Associação estaria disposta a implementar um viveiro, em área a ser escolhida. Estaria aberto à visitação, aos voluntários e às escolas como educação ambiental. As mudas seriam plantadas no parque e também em outras áreas.
I)Desde a utilização do agrotóxico, notamos a ausência de algumas espécies de aves, como o pica-pau e o anu-branco. A APC é contrária à utilização dessa prática, pois entendemos que pode-se buscar um ambiente sustentável.
J)A Associação Amigos do Pq. Central é contrária a qualquer tipo de poda de árvores, pois entendemos que todas as espécies têm direito a seguir seu ciclo natural.

2º- Segurança

A)Se faz necessária à construção de outro posto de guarda.Tem de ser em local de visão privilegiada, podendo ser em cima do prédio da administração.
O efetivo que atualmente é de 7 guardas por turno segundo a prefeitura, poderia ser de 6 guardas; dois em cada posto e dois fazendo as rondas com bikes, em sistema de revezamento, contando se necessário, com apoio da polícia militar.
B)Tem de ser adotado o uso de um livro de ocorrências, para em cima disso a própria Guarda Municipal ter um histórico do tipo de ilícitos que ocorrem no Parque.

3º- Infra Estrutura

A)Fazer o uso de placas educativas como: mantenha o parque limpo, proibido pescar, nadar, abandonar animais é crime, respeitar a ciclovia etc.
B)Melhorar a iluminação no parque e em seus acessos, pois em alguns pontos a iluminação é precária.
C)O estado em que se encontram os sanitários é caótico.Todos estão pichados, sem torneiras e com vazamentos.
É desejo da “Amigos do Parque Central”-APC e de centenas de usuários com o qual mantivemos contato, que o manejo do parque privilegie a vida natural.
É de interesse da Associação, saber se existe algum projeto da Prefeitura em relação ao Parque Central, se possível participando de sua elaboração e desenvolvimento.
Desde já contamos com a colaboração dos órgãos municipais competentes, para vermos atendidas nossas reivindicações e também na resolução dos problemas encontrados atualmente no Parque Central.

________________________

José Carlos Vieira
Presidente da Associação dos Amigos do Parque Central