segunda-feira, 15 de junho de 2009

Enquanto em Santo André aguardamos uma decisão da justiça para barrar a devastação...

Justiça acata liminar que impede corte de árvores
A Justiça acatou na última quarta-feira (10) a liminar protocolada pela AASEAM (Associação Amigos da Saúde Emília Alfredo Manganotti), na quinta-feira passada (4), que impede a derrubada das árvores do canteiro central da avenida Tijucussu, no bairro Olímpico, para a construção do parque linear, semelhante ao da avenida Kennedy. Em seu despacho, o juiz Dagoberto Jerônimo do Nascimento proíbe o corte das árvores para a construção da pista de caminhada e ciclovia. O promotor de Justiça, Júlio Sérgio Abbud, acatou o requerimento formulado pela AASEAM e sugeriu ao juiz a cobrança de multa de R$ 50 mil reais para cada árvore suprimida. O pedido foi deferido pelo magistrado.
Ao elaborar a ação civil pública ambiental, o diretor de Meio Ambiente da AASEAM, Daniel Marcos Pastorin, verificou que a derrubada das árvores ofende a Constituição Federal e Estadual, o Estatuto da Cidade e, até mesmo, Plano Diretor Estratégico de São Caetano do Sul, lei 4.438/2006.
A AASEAM não é contra a construção do parque na avenida Tijucussu, mas se posiciona a favor da manutenção do canteiro central da forma em que está, intacto. A cidade já possui poucas áreas verdes e a derrubada das árvores deverá causar um dano irreversível ao meio ambiente de São Caetano.

Vejam as fotos do "Novo Projeto Paisagístico" em Santo André

Depois de praticamente três meses de seu início, visitamos algumas áreas que passaram pelo "Novo Projeto de Paisagismo", para verificar como elas se encontram.Estivemos na Praça Adhemar de Barros(Ipiranguinha) e também na Av.Prestes Maia.Vejam as imagens e tirem suas próprias conclusões.

Árvores retiradas de outros logradouros de Santo André que estão sendo replantadas na AV.Prestes Maia.A expectativa que elas sobrevivam é baixa, pois não estão sendo seguidas as técnicas corretas de replantio.

Praça Adhemar de Barros(Ipiranguinha)que tinha sua vegetação consolidada, ou seja necessitava de pouca manutenção e era formada de forrações,lírios, arbustos e árvores ornamentais, que foram retirados para dar lugar a grama.Agora esta entregue ao capim.


Acompanhamos e filmamos a retirada desta Paineira Vermelha do canteiro central da Av.Prestes Maia, tudo feito sem nenhum critério técnico.Tranformaram uma árvore bonita e saudável em um toco sem vida.

Será que nossa cidade não merece mudas melhores que esta?