quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da árvore é para se comemorar?


Celebrado nesta quarta-feira (21), o Dia da Árvore é uma oportunidade para realizar ações de conscientização do meio ambiente. Apesar das diversas atividades programadas na região, para o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, Murilo Valle não há o que se comemorar nesta data.
“A quantidade insuficiente de árvores no município é uma questão alarmante. O número de pessoas e carros nas cidades está aumentando cada vez mais com a verticalização e não vejo nenhum município com uma política de compensação”, critica Valle. Um dos problemas apontados pelo professor é a forte política de supressão de árvores que na maioria das vezes são retiradas por solicitação de munícipes que por falta de conhecimento vêem a necessidade da extração da espécie.
Outro problema é a forma como são realizadas as podas. “Aqui no ABC não existe poda, o que existe é a eliminação de árvores. Essa ação não é realizada de forma correta aqui”, lembra o professor. Ao todo são 197 mil árvores entre as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano.
São Bernardo quer mais 18 mil árvores
A Secretaria de Gestão Ambiental de São Bernardo tem como meta nesse ano plantar cerca de 18 mil árvores para atingir o índice ideal de 12m² por habitante de cobertura vegetal que a cidade necessita. “A expectativa é de que se plante mais do que o ano passado. Já plantamos em locais como as margens da represa Billings, Alvarenga e Fundação Criança, além de substituir árvores que foram quebradas”, afirma o secretário Gilberto Marson.
Programação
Nesta quarta-feira a secretaria distribui, das 10h às 16h, 500 mudas de árvores na Praça Matriz, região central do município. O munícipe que plantar a muda, fotografar e mandar para o email educação.ambiental@saobernardo.sp.gov.br receberá da prefeitura o certificado Cidadão Verde.
Em São Caetano o Dia da Árvore, será lembrado com o plantio de duas árvores frutíferas na Emei Francisco Falzarano, no bairro Boa Vista. Em Santo André o Parque da Juventude receberá às 14 horas a banda Súbita Rockverde que fará uma apresentação com objetivo da conscientização ambiental e distribuirão dez mudas ao público. No Município de Mauá o dia será lembrado com abraços pela paz na Praça 22 de Novembro. (Colaborou Carolina Neves)-Repórter Diário