segunda-feira, 5 de novembro de 2007

POLUIÇÃO DO AR ELEVA O RISCO DE INFARTE

Poluição do ar eleva risco de enfarte em até 50%

Um estudo elaborado para a Unidade de Medicina Laboral e do Meio Ambiente da região de Estocolmo (Suécia) afirma que a poluição atmosférica aumenta o risco de enfartes em até 50%.

A pesquisa, que foi oficialmente apresentada na sexta-feira (22/4), constatou que as pessoas que moraram durante 30 anos em uma zona de alta contaminação na região de Estocolmo tinham duas vezes mais chances de sofrer um ataque do coração.

"Há duas teorias: uma diz que a contaminação contribui para a inflamação pulmonar, que causa problemas cardíacos; outra, que produz irritações nas vias respiratórias, que causam arritmias no funcionamento do coração", explicou o supervisor do estudo, Tom Bellander, ao jornal Dagens Nyheter.

Os pesquisadores descobriram também que as pessoas que vivem perto do Aeroporto de Arlanda, nos arredores de Estocolmo, têm maior risco de sofrer de hipertensão. Quanto mais perto do aeroporto é a residência, maior o risco de elevação da pressão sanguínea elevada, fator que aumenta o risco de enfarte.

O autor da pesquisa, o doutorando Mats Rosenlund, utilizou os dados de 2.246 mortos por enfarte, de um grupo de controle de 3.206 pessoas participantes do Programa de Epidemiologia Cardíaca de Estocolmo e de enquetes com 2.693 moradores da região que rodeia a capital sueca.

Fonte: Agência EFE

Pensamento da semana!

"O mundo tornou-se perigoso porque os homens aprenderam a dominar a natureza, antes de dominar a si mesmos." A. Scheweitzer