quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Propaganda "Ambiental" enganosa


Foram plantadas este ano no Parque Central uma média de 200 árvores. Onde estão as 1000 prometidas até o final do ano, como anunciado pelo DPAV? Árvores fantasmas?.
9/06/09- Plantio de árvores no Parque Central prossegue até o Dia do Meio Ambiente
Prossegue até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o plantio de árvores no Parque Central. O trabalho da Prefeitura de Santo André, através do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV), começou nesta quarta (27/05), em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica.
O local está recebendo o plantio de mais de 100 árvores nativas, às margens dos lagos. A iniciativa faz parte do Programa de Recuperação das Matas Ciliares, que vai se estender pelo Parque, no entorno dos lagos, até a Semana do Meio Ambiente, em junho. A expectativa é de plantar aproximadamente mil árvores no local até o final do primeiro semestre deste ano. Site da Prefeitura.

SEXTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2009
Santo André, SP: Parque Central ganhará 1000 árvores até o mês que vem
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
A Prefeitura de Santo André deu início ontem, ao plantio de 1000 árvores nativas às margens dos lagos no Parque Central. Os serviços que devem durar até o início de junho fazem parte das comemorações ao Dia Nacional da Mata Atlântica.
O trabalho de colocação das mudas é tratado como Programa de Recuperação de Matas Ciliares, por se tratar de áreas do entorno dos lagos. Entre a vegetação que será plantada na área estão araribás, aroeiras, pimenteiras, ipês e palmitos-jurassa. Todas as espécies são do viveiro do município.
"Há uma mistura de mudas de flores, frutíferas e de folhagens. Isso ajuda a ter também a aproximação dos pássaros para o parque", explicou a bióloga Carla Affonso, do Depav (Departamento de Áreas Verdes) de Santo André.
A Prefeitura estima plantar no Parque Central, até o fim deste semestre, cerca de 1000 árvores.

Convite

A Sociedade Amigos do Jardim Las Vegas e Adjacências
Convida os moradores (as) a participar de Audiência Pública no dia 30/11/09, segunda-feira, às15 h na Câmara de Vereadores do Santo André, para discutir os problemas da obra de canalização do Córrego Taioca e as moradias do Jardim Cristiane e demais problemas.

Compostagem

A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos.Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. No primeiro caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente.No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local onde possa feder e sujar a vontade. Esta realidade perversa está sendo mudada, graças às ações práticas de alguns municípios e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país.