sábado, 26 de junho de 2010

Defensoria Pública promove Ação Civil para formação do Conselho Gestor da APA Chácara da Baronesa


A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, através do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania promove Ação Civil Pública para que o Estado de São Paulo cumpra a lei e crie o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Chácara da Baronesa.

Você que também está indignado com esta situação, clique aqui e deixe seu comentário na matéria!


Nem a tartaruga conseguiu sobreviver nos contaminados lagos do Parque Central
ONG denuncia morte de aves e peixes no Central
Evandro Enoshita Do Diário do Grande ABC
O aumento na mortandade de aves e peixes no Parque Central, em Santo André, preocupa a ONG (Organização não-governamental) Amigos do Parque Central. A entidade acredita que a pesca e a má qualidade da água nos lagos são os causadores do problema.
"O problema acontece há dois meses. A situação no parque está bem crítica. Pela manhã, é bem comum encontrarmos peixes mortos nas margens dos dois lagos maiores, devido a má qualidade da água, que está bem suja. Ontem (quarta-feira), encontramos uma tartaruga morta", disse o presidente da ONG, José Carlos Vieira.
Ainda segundo o ambientalista, a pesca nos lagos estaria provocando a morte de muitas aves. "Os anzóis estão causando ferimentos. A pesca deveria ser proibida", completou Vieira.
Frequentador do parque e membro da associação, o vendedor Francisco Vieira, 45 anos, afirma que por diversas vezes a associação procurou a Prefeitura para alertar sobre os problemas. "Já fizemos várias reclamações, mas não vemos mudanças. É tudo em vão."
Por meio de nota, a Prefeitura admitiu a existência dos problemas, e informou que aguarda os resultados de um laudo de análise da água dos lagos.
Em relação à pesca no local, a Prefeitura informou que "não existe legislação no município que proíba (...) Entretanto, ciente dos problemas enfrentados, o Dpav (Departamento de Parques e Áreas Verdes) está elaborando estudos para regulamentar a pesca".
PROBLEMA ANTIGO
Há três anos, o Diário já havia relatado o problema no parque. Na ocasião, a Prefeitura afirmou não ter estatísticas sobre o índice de peixes mortos no local. Por meio de nota, a administração garantiu que os lagos passam por limpeza frequente. Ainda assim, assumiu a existência de um problema da falta de oxigenação da água.