quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quaresmeira e o Manacá no Parque Central




A quaresmeira e o manacá são plantas conhecidas da Mata Atlântica e disseminadas por todo o Brasil. Nativas, pertencem à família botânica Melastomataceae, que reúne muitas espécies, nas quais se incluem desde pequenas ervas até árvores de pequeno e médio porte. Todas elas com características comuns de fácil identificação, como folhas e flores semelhantes em forma e coloração. São vegetais de relativa rusticidade, que se adaptam bem aos solos pobres, sendo por isso recomendáveis para o povoamento de áreas devastadas, entretanto, reagem com vigor ao fornecimento de matéria orgânica. Possuem considerável valor ornamental, podendo ser usadas em maciços ou isoladamente na composição de jardins.
São popularmente conhecidas: as quaresmeiras roxa e rosa (Tibouchina granulosa) e o manacá da serra (Tibouchina mutabilis).
O manacá diferencia-se das quaresmeiras principalmente pela coloração das flores, que ao abrirem são brancas, no dia seguinte ficam de cor lilás e no terceiro dia tornam-se roxo-violáceas. Já as quaresmeiras têm o centro da flor branco e este fica avermelhado depois de visitada pelo inseto que a poliniza. A quaresmeira rosa foi conseguida através de mutações.
É no período da quaresma que muitas mostram sua beleza com exuberância florada, daí a origem de seu nome popular. Porém em outras épocas do ano é possível encontrar sempre uma ou outra quaresmeira em flor, proporcionando um verdadeiro show natural que deve ser respeitado e conservado.
texto: Secr.Meio Ambiente e Desenv.Sustentável-Petrópolis