domingo, 15 de fevereiro de 2009

Incêndios mataram um milhão de animais na Austrália

13/2/2009

Além de provocar a morte de pelo menos 180 pessoas, os incêndios que atingiram o sul da Austrália causaram uma grande devastação na fauna e na flora da região.


Coala fêmea, batizada de Sam, foi resgatado enquanto fugia do fogo, por um bombeiro que trabalhava durante incêndio na Austrália
Segundo o Resgate de Vida Selvagem do Estado de Victoria, estima-se que pelo menos um milhão de animais morreram na tragédia.
Entre as vítimas estavam animais de criação, como ovelhas, gado e cavalos; de estimação, como cães e gatos; e espécies nativas, como répteis, cangurus, coalas, gambás, wombats, equidnas.
Muitos moradores tiveram que fugir às pressas de suas casas e deixar seus animais de estimação para trás. Os serviços de emergência conseguiram resgatar alguns animais, muitos deles feridos e com queimaduras.
Aqueles com fraturas mais graves e praticamente incuráveis foram abatidos, segundo o grupo de resgate de Victoria.
Mais de 400 mil hectares de florestas foram queimados pelas chamas que chegaram a passar a 120 quilômetros por hora.
Alguns animais conseguiram escapar escondidos em buracos na terra feito por wombats e equidnas. "Só vamos realmente saber a dimensão dos estragos na vida selvagem quando conseguirmos acesso a todas as áreas atingidas", complementou ela. "Essa é a esperança que temos", disse Fiona Corked, do Resgate de Vida Selvagem de Victoria.
"Em alguns momentos, a força do fogo foi tão devastadora que mesmo cangurus (que podem chegar a velocidade de 60 quilômetros por hora), não conseguiram escapar correndo", disse o serviço de emergência de Victoria ao jornal The Times.
No final dessa semana, equipes de resgate usarão helicópteros para procurar por mais sobreviventes entre os animais. Estes serão levados a santuários e a zoológicos. Assim que se recuperarem, serão devolvidos ao seu habitat natural.

Incêndios continuam
No quinto dia de incêndios, as equipes de resgate ainda não conseguiram conter o fogo. Ainda há cerca de 20 focos espalhados ao norte de Melbourne.
Ao menos cinco municípios rurais foram destruídos quase por completo. Mais de sete mil pessoas estão em abrigos temporários e recebendo doações que chegam de várias partes do país às áreas atingidas.
Fonte: iG ùltimo Segundo.