terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

ANDRÉ AMERICO/METRO ABC
Hoje é o Dia Mundial da Água, mas não há o que comemorar no ABC: rios e córregos têm índices alarmantes de coliformes fecais. Segundo a USCS (Universidade de São Caetano) número é dez vezes maior que o limite.No Dia Mundial da Água, comemorado hoje,os rios do ABC colecionam pesquisas que denunciam a transformação dos corpos d’água em esgoto a céu aberto.O rio Tamanduateí, um dos maiores e mais importantes da região, é monitorado por dois centros universitários da região, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e Centro Universitário Santo André.A universidade de São Caetano coleta amostras no rio desde novembro. A concentração de coliformes fecais encontrada é até dez vezes maior que a permitida por órgãos como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). “Isto indica a grande quantidade de esgoto jogado no rio sem tratamento”, disse a coordenadora do projeto, Marta Ângela Marcondes. A situação é preocupante também no Ribeirão dos Meninos e córregos Utinga e dos Moinhos.“Atualmente, a principal função dos rios no ABC é escoar o esgoto das casas e indústrias”, afirmou Marta.A pesquisa da Fundação Santo André coletou amostras da água do Tamanduateí desde a nascente. Os coliformes foram encontrados já na nascente do rio, em Mauá. A poluição aparece nos primeiros 300 metros do curso d’ água. O centro universitário analisou também a qualidade das águas no ribeirão dos Meninos. Os pesquisadores mapearam as indústrias próximas ao rio e calcularam a quantidade de poluição limite liberada pelo Conama para ser despejada no rio. “Se todas as indústrias jogassem o permitido, o rio continuaria com índices altos de poluição. A legislação precisa ser mudada”, disse o coordenador de engenharia ambiental na Fundação, Murilo Andrade Valle. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) também realiza análises nos rios da região.De acordo com o relatório da companhia, o Tamanduateí e Ribeirão dos Meninos têm qualidade péssima durante as seis coletas realizadas ao ano.
Tratamento:
Confira quanto se coleta de esgoto na região e quanto disso vai para a ETE-ABC.
Santo André: coleta 96% do esgoto produzido e trata 40% do coletado
São Bernardo: coleta 78% e trata 27%
São Caetano: coleta e trata 100%
Diadema: coleta 94,4% e trata 13%
Mauá: coleta 85% e trata 3%
Ribeirão Pires: coleta 62% e trata 70%
Rio Grande da Serra: coleta 32% e trata: 85%
VANESSA.SELICANI
@METROABC.COM.BR

Falta d’água vai afetar metade das cidades



















Segundo Atlas Brasil, que será lançado hoje, problema ocorrerá até 2015.O Brasil deverá enfrentar um grave problema de abastecimento de água nos próximos anos. Se
nada for feito, até 2015,cerca de 55% dos municípios vão ser afetados, de acordo com dados do Atlas Brasil, que será lançado hoje,em comemoração ao Dia Mundial da Água. O documento traz um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Águas) sobre a oferta de água no país.A análise foi feita em 5.565 cidades. Juntas, elas somam mais de 70% do consumo de água brasileiro. De acordo com “O Estado de S.Paulo”, o estudo diz que será preciso investir ao menos R$ 70 bilhões para que seja garantida água de qualidade em todo o país até 2025.A maior parte do investimento teria de ser destinada à coleta e ao tratamento de esgotos, visando proteger as fontes de abastecimento (rios e lagos). Nesse serviço seriam consumidos em torno de R$ 48 milhões.E a região do país que demanda o maior investimento é a do rio Paraná.
Mas, levando-se em conta o crescimento da população,são as regiões Sudeste
(com mais aglomerados populacionais)e Nordeste (com mais cidades que já têm problemas de abastecimento)que vão concentrar a maior demanda por água do país no ano de 2025: 71%. O relatório da ANA sugere obras em 3.027 municípios,que reúnem 71% da população.
Jornal Metro