sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Administração do Dr.Aidan Ravin pretende retirar mais de 11 mil árvores da cidade


Árvores fantasmas...Será este o futuro da arborização de Santo André?
Projeto quer trocar 27% das árvores de Santo André.
A prefeitura de Santo André apresentou ontem à Câmara de Vereadores o Programa de arborização e Manejo em Vias Públicas com Espécies Nativas Regionais da Mata Atlântica. O projeto de lei prevê trocar 27% da árvores da cidade por serem consideradas exóticas. De acordo com a prefeitura, existem hoje 41.100 árvores nas ruas da cidade. A quantidade de mudas nativas que serão plantadas no lugar de cada
exótica será equivalente ao diâmetro do tronco da árvore. Se a planta exótica tiver
20 cm de diâmetro no tronco,por exemplo, serão plantadas 20 mudas nativas como compensação. A troca valerá também para moradores que desejam retirar árvores da calçada de casa. No ano passado, foram 2.570 pedidos de remoção. Antes de ser enviado à Câmara, o projeto passou pelo "aval" da Promotoria de Meio Ambiente da cidade. A expectativa é de que ele seja implantado neste ano. Cidade tem 41.100 árvores.
ANDRÉ AMERICO/METRO ABC

Veja no texto abaixo a importância da arborização urbana,e a responsabilidade de todos na sua preservação.
"Mesmo que houvesse a reposição imediata, convém lembrar que um exemplar recém plantado leva muitos anos para substituir plenamente uma árvore adulta no que se refere às funções apontadas:as árvores são essenciais à vida do homem urbano. Isso porque: a) reduzem a poluição do ar provocada principalmente pela queima de combustíveis dos veículos automotores e indústrias; b) minimizam a poluição sonora; c) equilibram a temperatura da cidade; d) amenizam a força do vento; e) servem de habitat para insetos e pássaros que equilibram o ambiente e enfeitam nosso dia a dia; f) protegem o lençol freático; g) evitam o ressecamento do ar através da transpiração; h) fornecem sombra para os automóveis e pessoas; i) embelezam a paisagem.. Nem é preciso dizer ainda que quase todas as arvorezinhas plantadas no espaço público das cidades são arrancadas ou quebradas por vândalos, sendo realmente raríssima a possibilidade de vicejamento.O único caminho racional, portanto, é a proteção da arborização existente, começando pela conscientização da população e aplicação da lei pelas autoridades (polícia, técnicos e promotores de justiça)."
Por Nilton Kasctin dos Santos, Promotor de Justiça, Alexandre Figueiredo Barnewitz - Engenheiro Florestal e Analista Ambiental do Ibama e Mágida Cristiane de Almeida - Mestranda em Desenvolvimento pela Unijuí
Gostaríamos de lembrar alguns pontos que demonstram a problemática ambiental de Santo André:
-Polo Petroquímico, que contribui em muito na péssima qualidade do ar;
-Frota de veículos cada vez maior;
-Santo André possui cerca de 1 metro quadrado de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado mundialmente são 12 metros.
Também questionamos:
Existem áreas na cidade para as mudas serem plantadas?
Quem fiscalizará a retirada e a compensação? A Promotoria do Meio Ambiente de Santo André?
Por acaso as árvores exóticas não servem de abrigo e fonte de alimentação para os pássaros?
Por acaso elas não retiram da atmosfera o gás carbônico e nos devolvem o oxigênio?
Por acaso elas não melhoram as condições do clima trazendo-nos sombra, umidade e contribuindo para reter a água no solo?
Será que os "administradores" da nossa cidade não levaram tudo isto em consideração; ou existem outros interesses envolvidos?