segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vejam o que aconteceu com as árvores que foram transplantadas no Paço Municipal

Estas árvores foram transplantadas em fevereiro, quando ocorreram as mudanças no paisagismo, como podemos observar nas fotos abaixo a maioria delas está morta.Além destas árvores transplantadas, outras foram cortadas com moto-serra,verdadeiros crimes ambientais praticados pela própria prefeitura de Santo André no Paço Municipal e em outras áreas da cidade.







Prefeitura corta árvores e planta grama em Santo André

Américo Brasiliense-Antes
Américo Brasiliense-Depois
Gestão desmonta projeto paisagístico que vigorou por uma década.No lugar de árvores e arbustos, plantas rasteiras e grama. Desde o início do ano, o paisagismo das praças e canteiros de Santo André está sendo reformulado. O projeto, bastante polêmico, tem aberto inúmeros “clarões” nos espaços verdes da cidade, onde antes havia vegetação frondosa e contínua.
Entre os locais que já receberam a visita de retroescavadeiras e motosserras estão a praça Adhemar de Barros, em frente ao parque do Ipiranguinha, as avenidas Prestes Maia – na altura da Fundação Santo André – e Giovanni Batista Pirelli, e os jardim do Paço.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santo André informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que não se pronunciará sobre o assunto.
Implementado ao longo dos últimos dez anos, o projeto paisagístico de Santo André era tido como modelo por especialistas. O objetivo do então prefeito Celso Daniel era transformar a cidade num gigantesco jardim botânico sem muros, com a maior diversidade possível de espécies.
As mudanças radiciais começaram a ser colocadas em prática em fevereiro, quando o prefeito Aidan Ravin anunciou o corte de arbustos e árvores com mais de 50 cm nos principais canteiros. Na época, Aidan justificou a medida dizendo que a substituição pelo gramado tornaria a visualização “mais agradável”.
Para o prefeito, as plantas mais altas causavam insegurança na população, já que podiam servir de esconderijo para criminosos.
A praça IV Centanário foi um dos mais impactados. Segundo a associação Amigos do Parque Central, pelo menos 60 árvores foram cortadas da área que abriga o Paço, o Fórum, a Câmara e o Teatro Municipal. Pitangueiras, carobinhas, quaresmeiras, caliandras e até pau-brasil foram substituídos por grama e um vasto canteiro de bromélias e lírios.
“A população não foi consultada para saber se aprovava a alteração do paisagismo. Enquanto o mundo inteiro discute como reflorestar as cidades, Santo André mata árvores”, diz o presidente da entidade, José Carlos Vieira.
Illenia Negrin -Jornal Bom Dia-ABC