sábado, 21 de fevereiro de 2009

Grumixama


Nome científico: Eugenia brasiliensis
Família: Mirtáceas
Nome comum: grumixameira, grumixaba
Origem: Brasil – Mata Pluvial Atlântica
Descrição e característica da planta: a grumixameira ocorre naturalmente do sul do estado da Bahia ao estado de Santa Catarina na mata pluvial atlântica. Embora tenha um crescimento rápido no início, demanda muitos anos para que se torne uma árvore de maior porte.
A planta é perene (sobrevive por muitos anos) e pode alcançar até 20 metros de altura. O seu tronco apresenta áreas mescladas de tonalidades marrom, devido a permanente troca de casca. Essa característica é comum em muitas espécies da família das Mirtáceas, como a goiabeira, a jabuticabeira e o cambucazeiro. As folhas são duras, coriáceas, mais longas (6 a 9 centímetros de comprimento) que a largura (3 a 5 centímetros), verdes e brilhantes. As flores brancas são hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), autoférteis e emitidas na base das folhas com os ramos (axilares). Os frutos apresentam um longo pedúnculo (cabo) são verdes quando novos e depois, dependendo da variedade, a cor torna-se vermelha-escura (quase preta), amarela ou roxa, quando amadurecem. O seu formato é alongado e na extremidade apical nota-se presença de restos da estrutura floral (sépalas) presos e permanentes. A polpa é viscosa, pegajosa, adocicada e muito saborosa. As condições favoráveis ao desenvolvimento da planta são: temperaturas amenas a quentes, boa disponibilidade de água durante o ano e solos com boa capacidade de drenagem, ricos em matéria orgânica e com boa fertilidade. A propagação é feita através de sementes, mas, em plantações comerciais, o mais desejável seria a enxertia em mudas da própria grumixama. Isso permite obter plantas mais uniformes e frutos semelhantes à planta matriz.
Produção e produtividade: como as plantas são cultivadas nos fundos de quintais e nas chácaras, não existem dados sobre a produtividade. Contudo, nota-se que as plantas produzem grande quantidade de frutos todos os anos.
Utilidade: os frutos são comestíveis e muito apreciados ao natural, mas podem ser usados no preparo de vinhos, licores e doces. Muitas espécies de aves, insetos e outros animais se alimentam dessa fruta. A planta é indicada para arborização de ruas, parques, praças e jardins, para compor o aspecto paisagístico e para atrair os pássaros.
Enviado por Dicionário inFormal (SP)