segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pouco a pouco as nossas cidades estão perdendo sua arborização!






Fotos: Roberto Parizotti


São Bernardo transformou-se na cidade da motosserra

Faz parte da paisagem da cidade dos batateiros, árvores antigas sendo cortadas, troncos de árvores jogados, funcionários da prefeitura sem nenhum preparo técnico, executando pôda de árvores.

Recentemente me causou indignação ao ser informado por populares, ler no jornal, e depois constatar in loco o desmatamento da Avenida Pery Roncheti, para dá lugar a uma obra que em nada vai aliviar o trânsito caótica de São Bernardo.

Segundo informações da imprensa, para a realização da obra em tela, serão sacrificadas 190 árvores, apesar da prefeitura assumir o corte de 118. De qualquer forma, é um crime o que o Poder Público Municipal vem fazendo na cidade em relação a derrubada indiscriminada de árvores antigas. Essa conversa de compensação; de replantio, é pura balela, pois sabemos a dificuldade que é a sobrevivência de uma muda, a grande maioria não sobreviverão. Assim a natureza perde, conseqüentemente o ser humano sofre na pele as conseqüenciais danosas dessas ações irresponsáveis.

Por mais que a Prefeitura alegue que esses desmatamentos ocorram com autorização de todos os órgãos ambientais necessários, que aparentemente lhe dá um caráter legal, não exime esses órgãos da sua responsabilidade dos efeitos danosos, e de que se diga que nem tudo que é legal é moralmente ou eticamente aceito.

Insisto, essas ações são crimes cometidos contra a vida, e a SOS Chácara Silvestre, jamais será conivente com tamanha irresponsabilidade, e entrará com uma Ação contra mais essa atitude do prefeito, que na calada de um final de semana com feriado, aproveitando o esvaziamento da cidade, e sem nenhum alarde costumeiro, passou a motosserra em dezenas de árvores que há anos, mesmo com o mau cheiro exalado pelo rio cheio de detritos, embeleza a paisagem da Avenida Pery Roncheti.

Além da indignação dos membros da nossa Ong e da população, um fato nos chamou a atenção: por que a Prefeitura não divulgou pela imprensa, como é de praxe, que e quantas árvores seriam cortadas para dar lugar aquela obra? O que fez a Prefeitura deixar de anunciar, como parte de seu marketing, essa ação? Por que aproveitou o final de semana prolongado para agir?

Essas indagações devem servir para que a população analise com imparcialidade como agem os administradores públicos de São Bernardo: quando interessa ao Prefeito, e quando poderá ser transformada em voto as ações, ele divulga à exaustão. Quando é uma ação irresponsável, que lhe causará mal está, ou algum problema jurídico, como é o caso em tela, ele manda agir na calada, quase que as escondidas.

A transparência nas ações da administração não poderá ser vista como virtude, mas como uma obrigação, pois os cidadãs, pagadores dos tributos que sustentam a máquina pública, têm o direito de serem informados, e consultados. Porém essa administração prima pelo autoritarismo e a unilateralidade de seus atos.


Fotos: Roberto Parizotti