domingo, 16 de agosto de 2009

Relatório aponta ameaça à vida aquática da Billings.Leia mais

Estudo mostra que na maior parte do reservatório água foi classificada como ruim ou regular
A vida aquática na represa Billings vem passando por degradação cada vez maior ao longo dos anos. De acordo com o IVA (Índice de Qualidade das Águas para Proteção da Vida Aquática), elaborado pela Cetesb, na maior parte do corpo do reservatório, as águas foram classificadas como ruins e regular, com exceção do ribeirão Pires, com qualidade péssima no ano passado. A mesma situação apurada em 2007...

Será que teremos ações, ou será só mais Falacia e Propagandismo?

DIÁRIO DO GRANDE ABC - sábado, 15 de agosto de 2009.
Região adere a programa ambiental
Isis Mastromano Correia
Neste ano, a maior parte dos municípios do Grande ABC se inscreveram na disputa pela certificação do governo do Estado chamada Município Verde Azul, que garante prioridade na obtenção de recursos públicos para obras de melhoria ambiental nas cidades.
Até dezembro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente avaliará o grau de comprometimento e desempenho de cada cidade nos itens esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental. O desempenho de cada município será avaliado com notas de 0 a 100 e serão certificados aqueles que atingirem nota igual ou superior a 80.
No ano passado, somente São Caetano e Ribeirão Pires aderiram ao projeto. Contudo, o desempenho foi ruim e as cidades não ficaram nem entre as 100 primeiras colocadas do Estado.
"Estamos trabalhando para superar nossos resultados, aprimorando os programas de educação ambiental nas escolas, especialmente os que dizem respeito à reciclagem e ao uso racional da água, e assinamos um contrato para a construção de um centro de reciclagem", explica Pedro do Carmo, Secretário do Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires.
Diadema informou que está discutindo projetos e metas e deve apresentá-los na próxima semana. Santo André apostará na boa gestão do lixo reciclável, nas ações contra o desperdício de água e no combate à poluição do ar. São Caetano contará com o índice de 100% do esgoto tratado.
Somente São Bernardo não se inscreveu no programa que mede o grau de comprometimento da administração pública com questões ambientais. Mauá e Rio Grande da Serra não informaram se aderiram ao projeto estadual.

Qual será o futuro de nossos netos?Leia mais

Leonardo Boff
Olhando meus netos brincando no jardim, saltitando como cabritos, rolando no chão e subindo e descendo árvores surgem-me dois sentimentos. Um de inveja: já não posso fazer nada disso com as quatro próteses que tenho nos membros inferiores. E outra de preocupação: que mundo irão enfrentar dentro de alguns anos?

O ipê que virou poste, que virou ipê, volta a florir em rua de Porto Velho (RO).Leia mais


Este ipê amarelo foi derrubado e serrado na floresta para servir como poste da rede de energia elétrica em Porto Velho (RO). E seu tronco acabou sendo fincado como poste na confluência da Av. Jatuarana com Rua Cravo da Índia, no bairro Cohab Floresta...