terça-feira, 14 de abril de 2009

Canteiros são tomados pelo mato em Santo André


Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
Enquanto Santo André debate a mudança paisagística das praças, canteiros e calçadas, os pedestres sofrem ao ter de dividir o espaço com o capim, que não é podado pela administração municipal.
Há pontos críticos, como as avenidas dos Estados e Giovanni Batista Pirelli. A praça Doutor Angelo Ricci, na Vila Assunção, também é um dos reflexos do descuido. O local que fica entre residências é limpo pelos próprios moradores. "Há mais de seis meses que a Prefeitura não passa por aqui para limpar", conta o aposentado José Fornazieri, 79 anos.
A grama também está alta na Praça da Consolação, na Avenida Ibirapitanga. "É importante tirar a grama que nasce nas calçadas", reclama Catarina Ramos Ferraro, 75.
O diretor do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Luiz Fernando de Oliveira, justificou que a falta de manutenção dos espaços verdes é reflexo da troca de administração. "Devido a gestão anterior ter concluído obras no fim do ano, esse tipo de serviço ficou atrasado. A quantidade de pessoas que tinha, cerca de 300, não estava dando conta da demanda. Agora conseguimos mais cerca de 50 trabalhadores para execução do serviço", explicou.
Oliveira garante que a roçagem e capinagem manual e química estarão concluídas na cidade até o fim do mês.
Paisagismo - A mudança paisagística que está sendo discutida na cidade tem sido criticada por ambientalistas, que reclamam de retirada de espécies raras de plantas dos canteiros e praças.
Sobre a polêmica, o diretor explica que aguarda posição oficial do jurídico da Câmara para esclarecer a população sobre as mudanças. "Estamos reaproveitando 100% das espécies vegetais sem custos."
Mas, como já foram canceladas várias vezes audiências públicas para discutir o assunto, ambientalistas protocolarão hoje na Promotoria da Cidadania, representação alegando "falta de respeito" da Câmara e Prefeitura.