segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia da Ave

No dia 05 de outubro comemora-se o Dia da Ave.
O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas várias espécies de aves vem sofrendo grandes impactos, ou seja pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo intenso desmatamento de grandes florestas. A perda do hábitat é um dos grandes fatores pelas inúmeras espécies estarem desaparecendo.
Cada vez mais tem aumentado o número de aves nas cidades. Os programas de arborização urbana e pessoas tem plantado mais árvores em suas casas e ruas, isto é um grande atrativo para inúmeras espécies de aves que vem atrás de alimento, como frutas e sementes.
As Unidades de Conservação foram criadas para a conservação e preservação de ecossistemas, sendo que muitos deles abrigam inúmeras espécies, principalmente aves, sendo a maioria ameaçadas de extinção, como o papagaio de cara-roxa, o japim, a gralha-azul, o maçarico-rasteiro, o tucano-de-bico-verde, o flamingo, o macuco, a ararinha-azul, a maria-faceiraentre outras.
Como conservar e proteger as aves:
- recusando-se a comprar e a comercializar animais silvestres
- não mantendo animais em cativeiro
- não matando e nem sacrificando-os
- denunciando aqueles que assim o fazem ou persuadindo a que mudem de comportamento
- não jogando detritos nos cursos d'água, rios, igarapés e nem desmatando as suas margens
- evitando adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservando áreas verdes.
- aprendendo e difundindo conhecimento entre os colegas, associando-se a uma associação ou entidade ambientalista
- plante árvores e arbustos frutíferos
- plante e mantenha em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes)
- algumas espécies de árvores frutíferas atraem muitos pássaros, como o mamoeiro, a goiabeira, a ingazeira, a acerola, o jambeiro, a mangueira entre outras. Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.
Extraído do site:www.ambiente Brasil.com.br