segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Assista o vídeo do evento realizado em frente ao Parque Guaraciaba em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Relato do evento enviado pelo pessoal do Movimento Pró Parque Público do Guaraciaba:
Hoje dia mundial da água, estivemos reunidos no Parque Guaraciaba, devido o acesso proibido por parte da Prefeitura de Santo André, fizemos o ato na rua em frente.
Presentes ao evento 93 pessoas, entre Moradores do entorno, Ambientalista do MDV, e da Associação do Parque Central; Comissão de Meio Ambiente da OAB- Secção Santo André, Dra. Irene Grasson; Profº Ricardo Alvarez – presidente do PSOL de Santo André; representantes dos vereadores da Câmara Municipal de Santo André:- Vereador Thiago Nogueira, e do Vereador Almir Cicote; representante do Semasa – Eriane Monteiro – Gerente de Educação ambiental, presenças dos padres da paróquia- São Geraldo- Padre Mahon e Padre Luiz.
Inicio do evento 9:00 horas com um oração pelo Padre Luiz em agradecimento da água pela água do Planeta, e pelo fato de termos a Lagoa do Parque Guaraciaba viva.
Virgilio Farias presidente do MDV relatou a importância e o porque a Onu (Nações Unidas) comemorar e questionar o uso racional da água, pelo mundo afora, e o porque tanta pessoas passam sede no mundo.
Em seguida foi apresentada a comissão do Movimento Pro Parque Publico.
Ivone Carvalho vice- presidente do MDV e membro da Comissão Pro P. Guaraciaba, falou da Lagoa com seus 1300.000m3 de água, com seu espelho dágua de 40.000m2, profundidade de até 60 metros, com muitas minas tornando suas águas de categoria I. Por isso que consideramos a área estratégica, deve ser considerada de preservação, como produtora de água pelas suas inúmeras nascentes no Lago, e em seu entorno.
Ismar membro do grupo de moradores MPPG (MOVIMENTO PRÓ PARQUE PÚBLICO GUARACIABA) falou da importância de estarmos mobilizados sempre.
O profº Alvarez, falou de importância histórica nesta luta pela preservação da área,
e as dificuldades que encontram a população para implantação desse Parque, pela sua relevância na cidade de Santo André.
Dra. Irene a OAB, disse-nos que a garantia de áreas como essa, é muito importante e em dado movimento de sua fala, destacou a importância da população local na defesa do Parque Guaraciaba.
A representante do Semasa, Eriane ficou feliz de ver o trabalho ali realizado em torno da educação ambiental e da conscientização do valor da água.
Logo em seguida foi aberta a população uma tribuna livre para os moradores, colocarem suas opiniões.
Devemos destacar que a grande maioria sente saudades de adentrar ao Parque, e das caminhadas que as mulheres faziam no entorno da Lagoa.
Estão apreensivos pela demora da Prefeitura em implantar o Parque ali, e porque não um Parque das águas, já que tem tanta água nesse local?.
No termino varias pessoas decidiram agregar-se ao nosso movimento.
Nosso evento terminou 11:30 horas da manhã.