quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Grande ABC fica para trás em ranking do meio ambiente

William Cardoso
Do Diário do Grande ABC

O Grande ABC teve participação pífia no ranking do programa Município Verde da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, divulgado ontem. Na região, apenas São Caetano e Ribeirão Pires participaram do projeto que mede o grau de comprometimento da administração pública com questões ambientais. Mesmo assim, ficaram muito distantes da primeira colocada, Santa Fé do Sul.
Numa escala de zero a 100, São Caetano recebeu nota 62,79, e ficou em 105º entre 332 municípios participantes. A poluição do ar e a falta de projetos habitacionais sustentáveis atrapalharam o desempenho. O diretor de Meio Ambiente, Osvaldo Ceoldo, explica que, de fato, falta um projeto oficial de Habitação sustentável. Sobre a poluição do ar, disse que aguarda a aplicação do programa de inspeção veicular estadual para solucioná-lo. "No ano que vem, será preciso trabalhar não só para melhorar a nota, como também para mantê-la", disse.
O secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Pedro do Carmo, espera aprimorar programas já existentes para melhorar a colocação. A cidade ficou em 228º, com 40,06. "Recebemos o resultado com tranqüilidade. Estamos em fase de implementação de projetos."
O secretário estadual Xico Graziano minimizou as baixas notas do Grande ABC e descartou falta de empenho dos municípios que estão fora do ranking por não entregar projetos, como é o caso das demais cidades da região. Mauá chegou a colocar outdoor divulgando a participação, que não se concretizou.
A secretaria estadual pretende mudar a metodologia em 2009 para tornar "competitivas" as cidades populosas. "São dramas ambientais distintos dos municípios do Interior", disse Graziano. Uma boa colocação no ranking pode facilitar o acesso a verbas para programas.
LEI
Sobre a Lei Específica da Billings, o secretário não vê problema no adiamento da votação para o ano que vem. "Não fará diferença. O importante é que seja aprovada, regulamentada e aplicada."
A deputada estadual Vanessa Damo (PV) esteve no evento e apontou tratamento de esgoto e poluição do ar como os principais problemas do Grande ABC. Com relação à Lei da Billings, propôs uma ação em bloco na Assembléia