quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Questão de prova-Vestibular Biologia


Uma tubulação de esgoto passava ao lado de um lago no parque central da cidade. Embora em área urbana, esse lago era povoado por várias espécies de peixes. Um vazamento na tubulação despejou grande quantidade de resíduos nesse lago, trazendo por Conseqüência, não necessariamente nessa ordem,
I. morte dos peixes;
II. proliferação de microorganismos anaeróbicos;
III. proliferação de organismos decompositores;
IV. aumento da matéria orgânica;
V. diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água;
VI. liberação de gases mal cheirosos, como o ácido sulfídrico.
Pode-se dizer que a ordem esperada para a ocorrência desses eventos é:
a) I, IV, III, V, II e VI.
b) I, VI, III, IV, V e II.
c) IV, III, V, I, II e VI.
d) IV, VI, V, III, II e I.
e) VI, V, I, III, IV e II.
Resposta correta letra C
UFSCar/2006
Qualquer semelhança não é mera coincidência.

E-mail enviado para a coluna Palavra do leitor do DGABC,por um frequentador do Parque Central, que não foi publicado pelo jornal:
"Pássaros enroscados e mortos em linhas de pesca, sapos pisados e chutados de propósito, ovos de quero-quero arrancados do ninho e quebrados por prazer, ninhos de corujas violados, pesca onde seria um lago só para comtemplação. Alguns desses ocorridos relatados por frequentadores, outros presenciados por mim. Tudo isso por ações de vândalos e criminosos ambientais(lei 9605) que nao tem o menor respeito pelos animais. Sem contar que alguns pequenos lagos do parque tem água podre, parada e com lixo plástico jogado por ignorantes. Os bebedouros para caes são verdadeiras gambiarras mal feitas e pouco funcionais. Em nenhum parque de São Paulo que tem lago é permitido pescar, infelizmente só Santo André vai na contra mão do bom senso. A guarda municipal deve fazer rondas mais frequentes, atenta a esses crimes. O elogio fica para a feira de adoção de animais carentes, que é realizada no último domingo de cada mês"
A.P. em 16/12/2010