sábado, 19 de março de 2011

Para o Dr.Aidan promessa não é dívida...



















Antes da sua eleição as promessas:
Aidan tem como mote preservar
Preocupado com o passivo ambiental existente em Santo André, o vereador e candidato ao Executivo pelo PTB, Aidan Ravin, se eleito, introduzirá o Sistema Municipal de Preservação de Áreas Verdes na região urbana. A comunidade seria diretamente beneficiada.De acordo com Aidan, um dos objetivos é viabilizar o acesso da população para as atividades de lazer, esportivas e culturais dentro dos parques já existentes e de novos que serão construídos na cidade. "Há necessidade da criação de um modelo de gestão dos parques para preservação dessas áreas. Ao mesmo tempo temos de montar infra-estrutura de apoio para o desenvolvimento dessas ações", afirmou o petebista.
O projeto, no entanto, só terá sucesso com parcerias entre a Prefeitura e as empresas da iniciativa privada. "A proposta é que a administração municipal tenha papel mais focado para ser um realizador de tudo, além de fiscalizar se os contratos estão sendo cumpridos", disse.Na defesa de sua proposta, o petebista reforça que a iniciativa privada terá a oportunidade de contribuir para a comunidade com projetos sustentáveis de responsabilidade social.Quanto a contribuição para diminuir o passivo ambiental, Aidan disse que a proposta é melhorar o que já existe e criar novos parques com o mesmo modelo nas áreas mais próximas aos mananciais.
Outra proposta é a criação de Áreas de Interesse Ambiental, que visam recuperar ou preservar áreas com características naturais. "Temos de criar soluções e procedimentos para a prevenção e minimização dos riscos ambientais", afirmou o vereador-candidato.Aidan também propõe estudo de viabilidade de investimentos em equipamentos para aterro sanitário; usina de compostagem e reciclagem, que, segundo o vereador-prefeiturável, estão sucateados. "A vida útil do aterro é limitada. No máximo três anos", afirmou, ao acrescentar que falta hoje um planejamento estruturado.Outra meta do petebista, caso eleito, é atingir 100% de coleta seletiva.
Elaine Granconato-Especial para o Diário 23 de agosto de 2008
Agora a realidade:
Mudança também acaba com Eixo-Tamanduatey
Além de extinguir as HISs (Habitações de Interesse Social), a revisão do Plano Diretor de Aidan ainda suprime dois importantes pontos para a Santo André: a regulamentação do Sistema Municipal de Áreas Verdes e o projeto do Eixo-Tamanduatey. Com tantos cortes, a votação do Plano está agendada para daqui a duas semanas.A regulamentação das áreas verdes, que pode ser extinta, prevê a manutenção e a distribuição dos locais destinados à preservação e ao lazer, o tratamento e os critérios para definição da vegetação empregada no paisagismo urbano.No início de seu mandato, Aidan resolveu fazer mudanças no paisagismo de Santo André, promovendo cortes em árvores pela cidade, o que rendeu duras críticas dos movimentos ambientais. À época, o Ministério Público ingressou com ação contra a Prefeitura por conta do programa de mudança. A ação foi assinada pelo 12º promotor de Justiça de Meio Ambiente, José Luiz Saikali, que ainda tentou obter uma liminar para que a Prefeitura interrompesse as ações de mudança de paisagismo. Já o Eixo-Tamanduatey, projeto idealizado pelo ex-prefeito Celso Daniel, que acabou praticamente esquecido desde a sua morte, pretendia transformar a avenida dos Estados em um grande eixo metropolitano, voltado para o desenvolvimento regional. Quando proposto, o Eixo-Tamanduateí foi considerado a maior intervenção urbanística no Brasil. (JG)
Por: JÚLIO GARDESANI -ABCD Maior