domingo, 3 de maio de 2009

Parque Central é um Patrimônio Ambiental dos cidadãos andreenses!

"Esse tipo de evento estimula o respeito, a cidadania e resgata o programa em família”(Dr.Aidan DGABC 1º de Maio de 2009).

Estas fotos mostram como o Parque Central vem sendo tratado com desleixo atualmente.
Tanto no Show de aniversário de Santo André, como agora no feriado do dia do Trabalhador, ocorreram fatos lamentáveis.Certamente o Parque Central não é o espaço adequado para este tipo de Show.
No dia 1º de Maio logo pela manhã, vários veículos oficiais e particulares transitavam pela pista de caminhada e ciclovia, onde os pedestres e ciclistas tinham de ceder o espaço.Lembramos que a ciclovia do parque não tem capacidade para suportar este tipo de tráfego.Aos arredores do parque, vários pontos de comércio clandestino vendiam livremente bebidas alcoolicas, inclusive para menores de idade.
No interior do parque o consumo de drogas e bebidas alcoolicas foi enorme, pois como fiscalizar uma área tão extensa e com uma quantidade enorme de pessoas.
No decorrer deste triste espetáculo de desrespeito ao cidadão, presenciamos várias atitudes degradantes como:várias áreas do parque sendo utilizadas como banheiro, pois os que foram instalados não suportavam a quantidade de usuários, pessoas tomavam as bebidas e arremessavam seus vasilhames para dentro dos lagos, a pouca quantidade de lixeiras que restaram foram destruídas, os canteiros de flores pisoteados, ocorreram brigas e furtos.Outro inconveniente foi a interdição do trânsito em alguns trechos causando um enorme trantorno aos motoristas e a vizinhança.Tudo isto sem contar a enorme quantidade de lixo que foi deixada no parque, onde ele mais parecia um lixão.
Lembramos que o Parque Central é uma das poucas áreas verdes que existem em Santo André, não podemos aceitar que seja tratada desta forma, com total irresponsabilidade.Além de tudo, o parque tem características de Área de Preservação Permanente e no Plano Diretor do município é considerado como Zona Especial de Interesse Ambiental.
Outro absurdo demonstrando a falta de respeito com a fauna do Parque Central , foi a grande queima de fogos que ocorreu no final do evento.Certamente existem outras áreas na cidade que podem abrigar este tipo de espetáculo.
Finalmente, o que estamos vendo atualmente acontecer em nossa cidade não condiz com a sua posição, de cidade referência nas questões ambientais.