terça-feira, 22 de março de 2011

Falta d’água vai afetar metade das cidades



















Segundo Atlas Brasil, que será lançado hoje, problema ocorrerá até 2015.O Brasil deverá enfrentar um grave problema de abastecimento de água nos próximos anos. Se
nada for feito, até 2015,cerca de 55% dos municípios vão ser afetados, de acordo com dados do Atlas Brasil, que será lançado hoje,em comemoração ao Dia Mundial da Água. O documento traz um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Águas) sobre a oferta de água no país.A análise foi feita em 5.565 cidades. Juntas, elas somam mais de 70% do consumo de água brasileiro. De acordo com “O Estado de S.Paulo”, o estudo diz que será preciso investir ao menos R$ 70 bilhões para que seja garantida água de qualidade em todo o país até 2025.A maior parte do investimento teria de ser destinada à coleta e ao tratamento de esgotos, visando proteger as fontes de abastecimento (rios e lagos). Nesse serviço seriam consumidos em torno de R$ 48 milhões.E a região do país que demanda o maior investimento é a do rio Paraná.
Mas, levando-se em conta o crescimento da população,são as regiões Sudeste
(com mais aglomerados populacionais)e Nordeste (com mais cidades que já têm problemas de abastecimento)que vão concentrar a maior demanda por água do país no ano de 2025: 71%. O relatório da ANA sugere obras em 3.027 municípios,que reúnem 71% da população.
Jornal Metro

Nenhum comentário: