segunda-feira, 15 de junho de 2009

Enquanto em Santo André aguardamos uma decisão da justiça para barrar a devastação...

Justiça acata liminar que impede corte de árvores
A Justiça acatou na última quarta-feira (10) a liminar protocolada pela AASEAM (Associação Amigos da Saúde Emília Alfredo Manganotti), na quinta-feira passada (4), que impede a derrubada das árvores do canteiro central da avenida Tijucussu, no bairro Olímpico, para a construção do parque linear, semelhante ao da avenida Kennedy. Em seu despacho, o juiz Dagoberto Jerônimo do Nascimento proíbe o corte das árvores para a construção da pista de caminhada e ciclovia. O promotor de Justiça, Júlio Sérgio Abbud, acatou o requerimento formulado pela AASEAM e sugeriu ao juiz a cobrança de multa de R$ 50 mil reais para cada árvore suprimida. O pedido foi deferido pelo magistrado.
Ao elaborar a ação civil pública ambiental, o diretor de Meio Ambiente da AASEAM, Daniel Marcos Pastorin, verificou que a derrubada das árvores ofende a Constituição Federal e Estadual, o Estatuto da Cidade e, até mesmo, Plano Diretor Estratégico de São Caetano do Sul, lei 4.438/2006.
A AASEAM não é contra a construção do parque na avenida Tijucussu, mas se posiciona a favor da manutenção do canteiro central da forma em que está, intacto. A cidade já possui poucas áreas verdes e a derrubada das árvores deverá causar um dano irreversível ao meio ambiente de São Caetano.

Nenhum comentário: