segunda-feira, 7 de maio de 2007

Estamos continuando o trabalho !

Ola amigos
Estou enviando um texto [Comentário anexo] que enviaremos ao M.Público se a reunião de quarta-feira as 15.00 hs não der em nada.
Leiam e façam Comentários para o que cada um acha que deve ser suprimido ou acrescentado[todos somos responsáveis]
É tudo difícil porque os políticos querem nos calar como sempre.
Até lá

2 comentários:

Amigos do Parque Central disse...

Eu assino. É o básico !

Amigos do Parque Central disse...

AO MINISTÉRIO PÚBLICO AMBIENTAL DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

PISTA DE SKATE DESTRUIRÁ MAIS UM PEDAÇO DO PQ. CENTRAL

O PARQUE CENTRAL - UM PATRIMONIO NATURAL
O Parque Central, de Santo André, é a única área da cidade no perímetro urbano, onde pelo seu tamanho de aprox. 350.000 m2 teria condições de abrigar uma flora e uma fauna significativa e qualificada. Esse lugar por ser dentro da cidade, seria ideal para servir de contemplação, comunhão com a natureza, e seu aprendizado por todas as gerações. Nesta área poderiam ser plantadas 60.000 árvores [1600 por hectare]da riquíssima flora brasileira, que se diversificadas, sustentariam uma infinidade de animais, pássaros, insetos, peixes nos lagos, que tornariam mais rica a existência de cada pessoa. Seria nosso Jardim Botânico. Sua vocação é a natureza.
DOS FATOS
Porém próximo às quadras, a prefeitura já demarcou e estaqueou uma área de aproximadamente 3.600 m2 para construir ali uma pista para skate, subtraindo mais uma área do parque e contribuindo para anular sua vocação natural. Destruirá também muitas árvores, que poderão ser replantadas, mas o local será irremediavelmente entregue ao concreto. Destruirá também duas famílias de Corujas Buraqueiras que ali vivem e procriam além de quero-queros, gaviões, garças e outros pássaros. Eles têm direito à vida como qualquer um de nós.
UM LOCAL MAIS APROPRIADO
1)Em frente à portaria, havia uma área de aprox. 34.000 m2, que poderia ser um complemento natural e até esportivo do Pq. Central. Esta administração optou erradamente por apresentar uma obra rodoviária e não cidadã. Construiu duas pistas modernas e quase inúteis, pois acabam em frente ao parque. O que sobrou pode abrigar a pista de skate, mas a PMSA venderá a área de 5.000 m2.
2)No Pq. da Juventude, com aprox. 34.000m2, entre a Vila Pires e Vila Tibiriçá, onde já existe uma grande pista de skate, que juntamente com o parque se encontra abandonado.
3)Muitos outros locais na cidade, o que evitaria a destruição de uma área natural.
DO DESVIRTUAMENTO DO PARQUE CENTRAL
Pouco a pouco a prefeitura vai se tornando “senhora absoluta” da área para fazer o que quiser. Para implantar projetos e atividades que destroem o pouco que resta e não dando ao povo sequer a oportunidade de discutir, aprender e dar sua posição. Isso num governo que sempre levantou a bandeira de que é participativo.
Em metragem aproximada já foram subtraídas do Pq. Central as seguintes áreas:
ESCOLA SABINA- seu prédio tem aprox. 6.500 m2, mas subtraíram do parque, um total de 35.000 m2, cuja função é apenas dar destaque àquela obra, que jamais poderia apossar-se dessa única área natural.
PRAÇA DE EVENTOS- retirou-se 8.000 m2, que ficaram disponíveis para shows.
PLAY-GROUND- brinquedos excessivamente espalhados usam aprox. 16.800 m2.
PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO- excessivo para o que tem e faz, retirou 960 m2.
PISTA PARA AEROMODELISMO E AUTORAMA- retirou 6.500 m2, que era o lar de muitos pássaros e que raramente alguém usa.
FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL- retiraram 13.000 m2. Aqui foram derrubadas muitas árvores que abrigavam pássaros.
TOTAL ÁREA SUBTRAIDA- perfazem mais de 80.000 m2, fora a avenida interior, a pista de ciclismo, a pista de cooper, inúmeras trilhas de os lagos, que por certo anularam o parque em 50% de seu potencial natural.
DO ESPORTE NA CIDADE
Há que ressaltar que não faltam locais para esporte na cidade. São centenas. Tôdas as escolas as tem e a maioria das praças, clubes e associações, também. A maioria fica vazia. Próximo ao novo trevo que a prefeitura construiu em frente ao Shopping ABC, existiam duas quadras de esporte, que nunca foram usadas. Depois levaram a trave e fizeram fogo no cimentado que rachou e finalmente foram desmanchadas, num desperdício do dinheiro público. Portanto não pode a prefeitura usar esse argumento.
DO ABAIXO ASSINADO
Foram coletadas em poucos dias aprox. 1.800 assinaturas que ora anexamos ao pedido. Há que assinalar que não houve ninguém que apoiasse a destruição da área para ali fazer uma pista de concreto. Todos pedem a ação do M.Público.
DA PROVIDÊNCIA PLEITEADA AO MP
Diante dos fatos ora narrados, de destruição da fauna e flora do local, “imperioso e urgente” se faz a atuação do MP, no sentido de impedir ofensa ao único patrimônio natural da cidade de Santo André, a fim de impedir a iminente construção da dita pista de skate .
Pedimos que o MP atue também para impedir a gradativa e insubstituível destruição da área e do ambiente natural do Pq. Central.
Ao mesmo tempo que sabemos ser absolutamente ignorados e até maltratados pelos dirigentes dessa cidade, temos esperança que o MP irá valorizar nosso enorme esforço, habilidades, tempo e recursos dispendidos.
Ciente de que o MP, envidará urgentes esforços para o respeito à natureza, à voz da criação e à voz do povo, aguardamos.
Santo André, 28 de Março de 2007