quinta-feira, 10 de maio de 2007

Saiu Hoje no DGABC



Mesmo com reclamações, pista de skate vai sair


Thiago Krauss Especial para o Diário

As obras para construção de uma pista de skate no Parque Central, em Santo André serão realizadas. Com esta afirmação, a Prefeitura colocou um ponto final na discussão com os moradores e usuários do espaço, que são totalmente contrários à construção desta nova área de lazer.
O impasse ocorre porque no projeto inicial o espaço deveria ser construído fora do parque. Porém, o plano foi alterado. A Prefeitura argumenta que o objetivo é oferecer à população uma área que disponha de atividades de cultura, educação, lazer, esporte e áreas verdes em um único lugar. Quem não é a favor da pista argumenta que a novidade pode atrair bagunça no parque, como dizem ocorrer em dias de shows.
Segundo o diretor de Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Ricardo Kondratovich, a pista será construída em uma área de cerca de 2,5 mil m², no local que hoje é destinado aos praticantes de automodelismo e aeromodelismo.
Com isso, os moradores terão cerca de sete meses – tempo que deve levar para o processo de licitação ser aprovado e a construção do espaço concluído – para tomar as providências que acharem cabíveis para tentar impedir as obras.
Representante dos moradores, o operador de logística José Carlos Vieira, 37 anos, é a favor de que a Prefeitura cumpra o projeto inicial. "Estão querendo impor o que não achamos correto. Por isso faremos o possível para impedir que ocorra." Segundo ele, um abaixo-assinado com cerca de 1,8 mil assinaturas foi entregue ao vereador Carlos Raposo (PV) e será encaminhado ao Ministério Público.
O professor Marcos Biral, 57 anos, é outro usuário do parque que não se conforma com a postura da Prefeitura. "Há tantos lugares em que a população pede e, às vezes, implora por um espaço como este. Agora aqui, onde ninguém quer, eles vão construir. É um absurdo."
Companheiro de Marcos Biral nas caminhadas diárias pelo parque, o empresário Olímpio Matiuci, 66 anos, acredita que se o espaço for construído, quem gosta da tranqüilidade e da natureza que o local oferece atualmente já pode ir se despedindo. "No aniversário de Santo André isso aqui virou uma bagunça total. Por isso, não tenho dúvidas de que caso a pista realmente seja construída, estes problemas com baderna, além de nos afastar, também fará com que outras pessoas deixem de visitá-lo" disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

SAIU NO ABC REPORTER-PAG2 10/05/07
Moradores vão ao MP contra pista de skate
Vizinhança afirma que Parque Central poderia contar com uma extensa área arborizada

Os moradores do bairro Paraíso, em Santo André, devem entrar com uma representação no Ministério Público para tentar barrar a construção de uma pista de skate no Parque Central. Um grupo de munícipes participou de uma reunião, ontem, com representantes da prefeitura na Câmara municipal e ouviu que a construção do equipamento está mantida dentro das dependências da área verde.
O vereador Carlos Raposo (PV) explicou que a administração aceita apenas mudar o local da pista, mas desde que fique dentro do Parque Central. “Essa é a palavra final da prefeitura, mas não para os moradores”. A população reclama que a área verde no centro da cidade é constantemente devastada pela administração que ao invés de incentivar mais a natureza, constrói equipamentos público no local. Aos representantes do Executivo, foi entregue um abaixo-assinado com quase duas mil assinaturas contrárias a obra.
No documento que deverá ser entregue ao MP, os Amigos do Parque Central, que tem até uma página na internet, afirmam que a área possui 350 mil metros quadrados, mas muito desse terreno já foi ocupado por escola, prédio administrativo, pista de aeromodelismo, quadra de futebol e espaço para eventos. “No Parque da Juventude, com aproximadamente 34 mil metros quadrados, entre a Vila Pires e Vila Tibiriçá, já existe uma grande pista de skate e, juntamente com o parque, se encontra abandonada”, afirma o grupo no texto.
Moradores vão ao MP contra pista de skate
10/05/2007

Anônimo disse...

Desejo publicamente parabenizar o DIÁRIO DO GRANDE ABC e em particular seu repórter THIAGO KRAUSS pela reportagem mostrada nesta data intitulada "MESMO COM RECLAMAÇÕES, PISTA DE SKATE VAI SAIR".
Feita com clareza e imparcialidade, informou aos leitores desta cidade o que está acontecendo no Parque Central. Parabéns Diário, parabéns Thiago.

Marcos Biral
Um amigo do Parque Central