sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pista de skate de Sto.André será no Parque da Juventude

Pista de skate de Sto.André será no Parque da Juventude
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

Para pôr fim à discussão em torno da construção de uma pista de skate em Santo André, o prefeito João Avamileno (PT) anunciou quinta-feira mudanças no projeto. Agora, ela será no Parque da Juventude, na Vila Humaitá, e não mais no Parque Central, na Vila Assunção.
O anúncio foi feito pelo prefeito na companhia de diversos profissionais do esporte, entre eles Sandro Dias, o Mineirinho, um dos maiores expoentes do skate no País.
O parque foi prometido pela Prefeitura desde o ano passado. O impasse sobre a construção da pista ocorria porque moradores e usuários do espaço posicionavam-se contra a obra, alegando, entre outros motivos, que os praticantes de esportes radicais fariam “bagunça” no parque.
Um abaixo-assinado com 1.800 nomes chegou a ser encaminhado ao Ministério Público em maio passado criticando a iniciativa.
A Prefeitura precisa fazer pequenas adequações no projeto, já licitado e estimado em R$ 467 mil, mas garante que não será necessária uma nova licitação. “O parque deve ficar pronto até o fim do ano”, disse Avamileno.
Para os skatistas, a mudança é vista sob dois aspectos: é ruim porque sai de uma região central para a periferia – o que manteria a condição marginal do skate –, mas proveitosa por proporcionar à periferia uma sofisticada opção de lazer.
“As pessoas precisam conhecer melhor o esporte. Elas não imaginam o skate como uma atividade social, que pode tirar os jovens da marginalidade”, afirmou Sandro Dias. O esportista espera que o parque andreense tenha a mesma qualidade e infra-estrutura que o Parque da Juventude do Centro de São Bernardo.

7 comentários:

Anônimo disse...

A imprensa deveria apurar com a Prefeitura a verdade dos fatos.Existe uma Liminar na Justiça embarcando a obra por outras razões que não foram publicadas no jornal.Os motivos reais para o embargo foram: 1-Danos a Fauna e a Flora (no local há ninho de coruja-buraqueira, espécie protegida).
2-Impermeabilização do solo
3-Nascente no local onde seria feita a obra.
É necessário esclarecer de de forma alguma somos contra o esporte.

Anônimo disse...

Apesar das distorções dos fatos, fiquei contente com o resultado, a luta valeu a pena. Na verdade acho que a mudança de local não vai interferir no trabalho que o Mineirinho prôpos a realizar, ou seja, utilizar o esporte como forma de proporcionar aos jovens carentes uma opção de lazer.

Anônimo disse...

Esses tais motivos reais foi a forma judicialmente encontrada para embargar a obra, pois o preconceito e a discriminação existe.
O esporte nunca iria prejudicar a fauna e a flora, muito mesmo o solo e a nascente.
Vcs precisam conhecer melhor o esporte e principalmente os praticantes e duvido que vcs não tem um familiar que ande de skate ou seja um simpatizante do esporte, que alias é o segundo mais praticado no Brasil.
Skate é esporte
skate é saude
skate é lazer
skate é cidadania

Anônimo disse...

O mal para a saúde dos skatistas e também para os usuários do parque é aquele esgoto a céu aberto que corre nos lagos próximo a favela. Apesar de várias reclamações nada é feito a respeito.

Anônimo disse...

A pista de skate será construída no Pq. da Juventude e isto é muito bom. O local tem 40.000 m2, já tem uma pista com área de show e palco. Pode ser o parque de esportes radicais da nossa região, onde reuniremos toda a galera para trocarmos experiências sobre nossos esportes. O local não é centro, mas o Pq. Central também não era, pois fica fora de mão. Pedimos ao sr. prefeito que além de esportes o parque tenha muitas árvores e jardins. Proponho que a galera se una para cuidar agora desse parque que será nosso. Maravilha.

Anônimo disse...

"O esporte nunca iria prejudicar a fauna e a flora, muito mesmo o solo e a nascente."

A frase de um dos anônimos, mesmo sendo confusa, tem razão quando diz:
"O esporte nunca iria prejudicar a fauna e a flora,".
Realmente o que prejudica fauna e a flora, não é o esporte e sim a construção da pista de skate degradando uma área aproximada de 4000m2, inclusive esta construção não respeita a legislação ambiental vigente.

Como diz o anônimo acima:
"Pedimos ao sr. prefeito que além de esportes o parque tenha muitas árvores e jardins. Proponho que a galera se una para cuidar agora desse parque que será nosso. Maravilha.", este é realmente um "skatista" consciente e sabedor de suas obrigações com o meio ambiente. Espero que consiga transformar o Pq. da Juventude, em palco de esportes radicais, SEM esquecer o meio ambiente.

Fabio Toledo disse...

Com certeza a preservação do meio ambiente é prioridade! E fico muito feliz em saber que Santo André terá uma pista de SK8, mas quando sai realmente esta pista???
O ABC é um berço de skatistas em razão principalmente da pista de SBC! Espero que o projeto seja à altura! Santo André tem que contribuir pra valer com o segundo esporte mais praticado no país!!!