segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Como posso identificar o grau de destruição do patrimônio verde em minha cidade?


O desaparecimento dos grandes exemplares, principal "inimigo" das redes elétricas convencionais, costuma ocorrer em três etapas. E, por mais assustador que possa parecer, isto acontece com a ajuda dos próprios moradores!
Procure identificar se o patrimônio verde esta em perigo, e qual seu estágio de destruição:
Estágio 1 - Quando, em uma rua com árvores grandes, elas estiverem apenas na calçada onde não há rede elétrica. Neste estágio as podas já provocaram a deformação ou morte das árvores mais valiosas
Estágio 2 - Quando os moradores do lado da rua com rede elétrica passaram a plantar apenas árvores baixas ou artificialmente arredondadas. Neste estágio estes moradores já desistiram dos grandes exemplares mutilados, e procuram evitar que as equipes de poda da empresa elétrica estraçalhem suas novas árvores.
Estágio 3 - Quando os moradores do lado da rua sem rede elétrica, "seguindo o consenso", também trocam suas árvores pelos característicos arbustos ou árvores podadas. Neste estágio a cidade assume a arborização urbana anã: as grandes árvores desaparecem e se multiplicam os serviços de poda estética (topiaria).
Este texto está sob copyright da ONG TudoVerde (http://www.tudoverde.org.br/vernoticia.php?id=116).

Nenhum comentário: