segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ser humano depende de 40.000 espécies

29/1/2009

Armando Levy

São Paulo, SP - No próximo dia 12 de fevereiro, o Instituto Sangari lança o livro "Charles Darwin, em um futuro não tão distante", organizado pelos professores e pesquisadores Maria Isabel Landim e Cristiano Rangel Moreira. O lançamento marca o bicentenário do nascimento do grande naturalista inglês e os 150 anos da primeira edição do livro "A Origem das Espécies", onde Darwin desvendou as complexidades da seleção natural como motor do desenvolvimento das espécies no mundo.
Segundo Landim e Moreira, há aspectos da teoria de Darwin ainda pouco considerados, que dizem respeito à importância da diversidade como fator de sobrevivência das espécies:
"Darwin assinalou que as espécies mais diversas ampliam suas chances de sobrevivência em meio a ambientes diversos, o que nos coloca frente a questões importantes no que diz respeito à própria sobrevivência do ser humano em um mundo que muda velozmente", comentam.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a espécie humana depende diretamente de cerca de 40.000 espécies, seja para uso alimentar como para vestuário, higiene e até saúde:
"O que vai acontecer com o ser humano quando a diversidade na qual ele sustenta sua existência deixar de existir em função da destruição acelerada de espécies que vivenciamos hoje em dia? A resposta a esta questão pode significar a curta longevidade do ser humano", explica Landim.
Landim e Moreira assinalam que o princípio da divergência que mostra que a diversidade prepara melhor as espécies para diferentes ambientes, leva-nos a pensar sobre a própria diversidade dentro da espécie humana:
"Quando diz que o ambiente poderá suportar um número maior de indivíduos de uma mesma espécie se esses diversificarem seus hábitos, parece que Darwin está mesmo querendo participar do debate contemporâneo sobre a crise ambiental e cultural que vivemos", comentam.

Lançamento de livro marca os 200 anos de Darwin

O livro é o resultado de palestras proferidas por renomados pesquisadores durante a apresentação da exposição Darwin, realizada no Brasil pelo Instituto Sangari em parceira com o American Museum of Natural History (AMNH), um dos maiores museus de história natural do mundo.
O Instituto Sangari - É uma organização sem fins lucrativos, fundada pela Sangari Brasil, em 2003, com a missão de disseminar o conhecimento e a cultura científica. Em apenas seis anos de existência, as ações do Instituto já envolveram mais de 800 mil pessoas - em sua maioria, crianças e jovens - que tiveram a chance de despertar o interesse e curiosidade em diversos temas relacionados com a cultura científica.
Serviço - A mostra sobre Darwin promovida pelo Instituto Sangari continuará a circular por várias cidades brasileiras em 2009. O lançamento do livro acontece no próximo dia 12/02/2009, na Livraria da Travessa, no Leblon Shopping, no Rio de Janeiro; e no dia 17/02/2009 na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

é sério esse lance d espécie coisas enprecionante rs....