sábado, 15 de maio de 2010

Peixes continuam morrendo nos lagos do Parque Central

A maioria são cascudos.Veja abaixo a importância deste peixe para verificar se há contaminação de lagos e rios.

Estudos bem recentes mostram que o cascudo é importante biomarcador de qualidade de água e de alimento tanto para o ser humano como para os outros animais.
Estes peixes limpam o ambiente ao mesmo tempo em que comem. Alimentam-se de algas e restos orgânicos que se depositam no leito do rio. Por isso, são bastante importantes na ciclagem de nutrientes dos meios em que vivem.
Apresentam ampla resistência a poluentes e podem sobreviver em lugares muito poluídos. Claro, não vale exagerar. E quando se fala de exagero, o ser humano bate recordes e nem o cascudo agüenta.
Como vivem no fundo (são demersais) onde a poluição sedimenta-se em maior quantidade, eles absorvem mais os poluentes. Quando o peixe fica com a coloração desbotada ou apresenta tumores, por exemplo, isto significa problemas de enormes proporções.
A saúde de todo o ecossistema do rio está, então, comprometida -os demais animais do rio também estão contaminados. O ecossistema terrestre litorâneo também fica prejudicado, pois há bichos que bebem a água do rio ou se alimentam de seus peixes. A vegetação circundante faz parte desta terrível reação em cadeia, atingindo, portanto, animais herbívoros. As pessoas que dependem do rio para sobreviver e retiram dele alimento e água, também entram no ciclo de toxicidade, arriscando-se inclusive a desenvolver vários tipos de câncer.
Mariana Aprile é estudante de biologia na Universidade Mackenzie e bolsista do CNPq.

2 comentários:

Digestão Cerebral disse...

fico indignada com o descaso para com o meio ambiente, por isso criei meu blog. Um amigo me passou o de vocês e acho que seria interessante divulgarmos ambos... Parabens pelas denuncias.. Liz Groth - Digestão Cerebral

juliana disse...

nossa que pena..mas como acontece a comtaminação do parque..? são as casas ao redor, ou o pessoal joga lixo?