sexta-feira, 22 de julho de 2011

Decreto que proibia a caça e pesca no Parque Central foi revogado pelo prefeito

Durou somente 50 dias(mesmo que só no papel, pois neste período não houve fiscalização), o decreto que proibia dentre outras coisas a pesca nos lagos do Parque Central.Liberando para que a prática continue mutilando e matando as aves do parque.
Fotos APC
Santo André cancela restrições em parques
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
Andar de skate, pescar, empinar pipa e andar de bicicleta, entre outras atividades, exigiam respeito às regras em parques de Santo André. A Prefeitura impôs as restrições há cerca de 50 dias, mas decidiu revogar o decreto, investir na educação ambiental da população e, aí sim, retomar as restrições.A informação foi dada ontem pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho. "Primeiro, vamos oferecer educação ambiental para a população. Depois, vamos estudar o retorno do decreto", afirmou o gestor.A lista proibitiva foi publicada no dia 29 de maio. A Prefeitura até pretendia colocar placas informativas em cada espaço público de lazer com as normas. Mas nem chegou a fazer isso.
Com as proibições, cabia à Guarda Civil Municipal fazer cumprir as restrições e até mesmo multar ou encaminhar o transgressor a uma delegacia.
No Parque Central, por exemplo, estava proibido andar de skate, uma vez que a cidade possui espaço adequado para a prática do esporte, no Parque da Juventude. Agora, os guardas vão apenas orientar. Pescar, nadar, andar de patins, instalar rede nas árvores, consumir bebidas alcoólicas, comércio de ambulantes, panfletagem, plantar ou retirar árvores sem autorização e passear com cães sem coleira e fucinheira. Tudo estava proibido, e agora estará liberado, mas o secretário prefere acreditar que os usuários que levarem os cães saberão respeitar os outros frequentadores.
"Vamos contar com o bom-senso das pessoas", disse Casalinho. Noções de educação ambiental serão oferecidas em cada parque por funcionários do Departamento de Parques e Áreas Verdes, para ajudar na orientação. Práticas como arrancar flores, depredação e pichação continuam vetadas.
As noções de educação ambiental, segundo o secretário, serão ministradas durante o programa Parque do Mês, realizado no último domingo. Funcionários da Prefeitura vão oferecer um dia de atividades educativas em cada parque.
"Os funcionários do Depav vão aproveitar para ministrar noções ambientais e também escutar das pessoas o que cada parque necessita", acrescentou Casalinho. Dessa forma, acredita o secretário, aos poucos os usuários vão aprender a desfrutar dos espaços sem fazer degradação.
Porém, tudo indica que a revogação é produto de força política. Nas últimas semanas, algumas pessoas têm se postado nas entradas dos parques para distribuir panfletos com críticas às restrições.

Um comentário:

José Augusto disse...

Francamente, esperar que a população tenha educação e respeite as normas de convivência em sociedade é uma piada.
Vai continuar a baderna e destruição com toda a certeza.
Falta muito para o brasileiro ter educação e noção do que pode e do que não pode fazer.
Pobre parque, pobre animais,pobre plantas e pobre frequentadores que vão continuar a ser mordidos por cãoe e pisando em cocô.