sábado, 19 de janeiro de 2008

As ilhas de calor ocorrem nas grandes metrópoles.




As ilhas de calor ocorrem principalmente devido a maior capacidade de absorção de calor das estruturas presentes nas zonas urbanas, como o asfalto, concreto e outros. Consiste também em parcelas de ar com temperaturas mais elevadas que formam sobre os centros das grandes cidades.

As indústrias químicas, o uso da quantidade de combustíveis fósseis e outros, são os grandes causadores das ilhas de calor, pois, jogam na atmosfera produtos contaminadores, com a ajuda do ozônio das camadas baixas da atmosfera, oxidam-se e, com a umidade da chuva, viram-se ácidos que se alargam pela terra, água, árvores e etc.

À noite as ilhas de calor são maiores, quando a temperatura pode ser até 8º mais alta nas cidades do que nas áreas vizinhas. Uma das melhores formas de evitar as ilhas de calor é a manutenção de áreas verdes nos centros urbanos, pois, a vegetação altera os índices de reflexão do calor e favorece a manutenção da umidade relativa do ar.
Fonte: Site Mundo Educação.
Comentário APC
A população da nossa região também sofre com este fenômeno das ilhas de calor, principalmente as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema.
Santo André assim como as outras grandes cidades, devido sua imensa área construída e sua frota cada vez maior de veículos, registra índices elevados de temperatura e também uma péssima qualidade do ar.
Na nossa região está um dos mais baixos índices de áreas verdes por habitante seguindo parâmetros internacionais.Esta situação demonstra a necessidade de manter, recuperar e criar mais áreas verdes para amenizar este problema, tornando Santo André e as demais cidades lugares com mais qualidade de vida para seus habitantes.

Nenhum comentário: