quinta-feira, 30 de abril de 2009

Prefeitura retira árvores para população enxergar o Paço


Por: Júlio Gardesani (julio@abcdmaior.com.br)
Ambientalistas consideram justificativas uma palhaçada em Santo André
Em audiência pública para debater a “reforma paisagística” do prefeito Aidan Ravin (PTB), realizada na Câmara de Santo André nesta terça-feira (28/04), a Administração afirmou que retirou as árvores do Paço para que a população pudesse ter uma “melhor visualização” do prédio da Prefeitura e para combater a violência no local. Sobre as demais mudanças na paisagem, o governo afirmou que todas as árvores arrancadas, desde que saudáveis, foram preservadas.
A explicação foi motivo de risos dos poucos ambientalistas presentes. Desmarcada quatro vezes antes de ser realizada, o que desmobilizou o movimento ambientalista, a audiência e as justificativas da Prefeitura foram consideradas uma “palhaçada” pelos movimentos de preservação do meio ambiente.
Para o ambientalista Edmar Ângelo, do movimento Ambiente-se, as explicações foram “um monte de bobagens”. “Esses caras fazem audiência e distorcem a realidade. A gente tem pouco verde e o que temos devemos preservar e não cortar para vermos mais prédios. Muito menos para segurança, ninguém vai se camuflar no meio de mato. As justificativas foram ridículas” disse.
Mas a opinião dos movimentos sociais parece não importar para a Administração. Ao final da audiência, o diretor do Depav (Departamento de Áreas Verdes), Luiz Fernando de Oliveira, foi questionado sobre a participação da população nas mudanças paisagísticas, e disparou: “tenho critérios técnicos e informações suficientes para fazer as intervenções. Não teria tempo hábil para dialogar com movimentos sociais”. Oliveira participou da audiência juntamente com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Casalinho, que pouco se pronunciou.

Nenhum comentário: